Apresentação
Principais Saídas Profissionais
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Continuação de Estudos
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O curso Profissional de Técnico/a Comercial, publicado no Despacho nº.13456/2008, de 14 de Maio, que aprova a versão inicial do Catálogo Nacional de Qualificações, tem a duração de 3 anos e confere um diploma de nível secundário de educação e um certificado de qualificação profissional de nível 4.
Descrição geral do curso: Vender produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, tendo em vista a satisfação dos clientes.
Plano Curricular
DISCIPLINAS |
Cargas horárias |
Total |
||
1º |
2º |
3º |
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(10º) |
(11º) |
(12º) |
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COMPONENTE SOCIOCULTURAL |
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Português |
107 |
108 |
105 |
320 |
Língua Estrangeira - Inglês |
75 |
73 |
72 |
220 |
Área de Integração |
74 |
74 |
72 |
220 |
Tecnologias da Informação e Comunicação |
33 |
33 |
34 |
100 |
Educação Física |
47 |
47 |
46 |
140 |
Sub-Total /> |
336 |
335 |
329 |
1000 |
COMPONENTE CIENTÍFICA |
||||
Matemática |
100 |
100 |
100 |
300 |
Economia |
49 |
76 |
75 |
200 |
Sub-Total /> |
149 |
176 |
175 |
500 |
COMPONENTE TÉCNICA, TECNOLÓGICA e PRÁTICA |
||||
Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) |
475 |
375 |
125 |
975 |
Formação em contexto de trabalho |
140 |
210 |
280 |
630 |
Sub-Total /> |
615 |
585 |
405 |
1605 |
Total horas ano/curso |
1100 |
1096 |
959 |
3155 |
Perfil Profissional
As actividades principais a desempenhar por este técnico são:
- Estudar os produtos e ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades dos clientes;
- Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua fidelização e a satisfação das suas necessidades;
- Processar a venda de produtos e ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis;
- Controlar a caixa, procedendo à sua abertura e fecho;
- Participar na organização e animação do estabelecimento
comercial; - Efectuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do estabelecimento comercial.
- Colaborar na definição e composição do
sortido, apresentando propostas, tendo em conta, nomeadamente a procura dos clientes e a existência de novos produtos e/ou serviços no mercado; - Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes;
- Proceder à organização da documentação relativa ao processo de venda.