Escola Profissional de Alte - Técnico/a de Turismo

Apresentação

 

Principais Saídas Profissionais

  • Responsável de Informação e Acolhimento de Clientes;
  • Animador Hoteleiro e Turístico;
  • Agente de Viagens;
  • Recepcionista Hoteleiro de SPA e Golfe;
                                  

Continuação de Estudos

  • Informação e Animação Turística;
  • Turismo;
  • Marketing;
  • Gestão Hoteleira;
  • Gestão de Animação Turística (TeSP);

 

O Curso Profissional de Técnico de Turismo aprovado pela portaria 1288/2006 de 21 de Novembro, tem a duração de 3 anos e confere um diploma de nível secundário de educação e um certificado de qualificação profissional de nível IV.

O Técnico de Turismo é o profissional  que executa serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, de reservas em agências de viagens e de recepção e acolhimento em unidades turísticas.

Plano Curricular

DISCIPLINAS

Cargas horárias
anuais

Total

(10º)

(11º)

(12º)

COMPONENTE SOCIOCULTURAL 

Português

107

108

105

320

Língua Estrangeira - Inglês

75

73

72

220

Área de Integração

74

74

72

220

Tecnologias da Informação e Comunicação

33

33

34

100

Educação Física

47

47

46

140

COMPONENTE CIENTÍFICA 

Matemática

100

-

-

100

História e Cultura das Artes

72

60

68

200

Geografia

100

100

-

200

COMPONENTE TÉCNICA, TECNOLÓGICA e PRÁTICA 

Comunicar em Alemão

60

76

34

170

Turismo - Infor. e Animação Turística

127

96

149

372

Téc. de Com. em Acolhimento Turístico

91

71

60

222

Ope. Técnicas em Empresas Turísticas

74

152

110

336

Formação em Contexto de Trabalho

140

210

280

630

Total horas ano/curso 

1100 

1100

1030

3230

 

 

Perfil Profissional

As actividades principais a desempenhar por este técnico são:

Desenvolver os serviços de informação, organização e animação de eventos em empresas de turismo:

  • Prestar informações de carácter turístico sobre o país e sobre o local onde se encontra;
  • Organizar e acompanhar programas de animação;
  • Organizar eventos, conferências e programas especiais para grupos;
  • Proceder ao atendimento e acompanhamento de clientes, identificando as suas necessidades e orientando as suas escolhas;


Executar serviços em agências de viagens:

  • Apresentar, aconselhar e propor ao cliente diversos tipos de produtos turísticos adequados à sua motivação e interesses;
  • Transmitir aos clientes toda a informação e documentação relativa ao serviço turístico solicitado;
  • Efectuar as reservas, emitir bilhetes e vouchers e outra documentação relevante para as viagens ou serviços a prestar;
  • Proceder à venda e facturação dos serviços prestados;
  • Organizar processos individuais de clientes, efectuar transfers de chegada e partida;
  • Prestar assistência em aeroportos (chegadas e partidas);
  • Realizar programas de viagens, conferências, etc. ;
  • Organizar eventos e programas para grupos especiais;
  • Proceder ao acompanhamento de fornecedores de serviços de agências de viagens, tais como operadores turísticos, empresas ou clientes individuais em fase de contratação;
  • Organizar o arquivo da agência de viagens;


Executar os serviços de recepção e acolhimento em unidades turísticas:

  • Efectuar a pesquisa de diversos tipos de informação turística;
  • Prestar informação e promover produtos e serviços turísticos;
  • Vender produtos e serviços turísticos;
  • Efectuar as operações de reservas;
  • Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
  • Prestar assistência ao cliente;
  • Realizar o atendimento e a recepção do cliente.